10 As obras da série Sombra , produzidas por Milton Kurtz em 1983, exibem características marcantes da carreira do artista dentro do período entre as décadas de 1970 e 1980. O desenho realista, baseado em modelos de fo- tos de revista e permeado pela aparente despersonali- zação, constantes nas expressões das mídias de massa, demonstra a afinidade de Kurtz com o movimento da Nova Figuração e da Arte Pop. Desta maneira, é natu- ral a aproximação de seu trabalho ao de artistas como Richard Hamilton, pelo efeito de colagem, do fotógrafo Robert Mapplethorpe, pela erotização dos corpos mas- culinos e David Hockney, pela temática homoafetiva e pelo realismo dos desenhos. Mas a pesquisa de Kurtz explorava principalmente as dualidades e ambiguida- des, tanto na plasticidade e nas composições quanto nos significados de suas imagens finais. A dualidade nas duas obras aparece formalmente na jus- taposição de desenhos realistas, baseados em fotografias SOMBRAS A E B , 1983 | Pintura, grafite e acrílica sobre papel | 70 x 100 cm e fundos de cores chapadas em acrílica. Ao mesmo tem- po, Kurtz utilizou na série, fotografias de seu companheiro Mário Röhnelt, encenadas especialmente para servir de base para seus desenhos, uma particularidade que evi- dencia a mescla de elementos autobiográficos nas ten- sões da simbologia presente em sua produção. As camadas de cores contrastantes parecem dividir dois estados de ânimo e sentimentos opostos, onde o amarelo e o azul sobrepostos emblocos criamuma sensação de le- veza e peso e de luz e sombra. Na primeira obra da série, o amarelo solar, que na parte superior banha o corpo de um jovem homem, despretensiosamente deitado vestindo apenas um calção de banho, incorpora um sentimento de abertura, de calor e de uma liberdade de desejo e erotis- mo. Já na parte inferior, um bloco azul de peças empilha- das, forma a base onde o homem está deitado e o fundo para a imagem do rosto de uma mulher mais velha, com uma expressão áspera. Diferentemente, na segunda peça

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