11 SOMBRAS A E B , 1983 | Pintura, grafite e acrílica sobre papel | 70 x 100 cm a faixa superior amarela aparece como que prensada pelo bloco azul. O homem está de bruços, como que caindo da base e outra mulher mais velha aparece na parte inferior, desta vez rindo enquanto olha para cima. A diferença na posição das figuras nos dois quadros da série indica o efeito da dualidade também na compo- sição, reforçado pelos pontos em rosa no batom e nos óculos nos rostos femininos; na parte A, a composição é rígida, com o rosto da mulher centralizado formando a base de um “T”, enquanto que na parte B na qual a mu- lher que ri forma uma diagonal dinâmica com o corpo do homem, ela é mais fluída, mais solta. Por fim, conhecendo a biografia e a produção artística de Milton Kurtz, não podemos negar que existe na sé- rie a abertura para uma interpretação psicanalítica dos significados de suas imagens. Partindo do próprio título, que remete às facetas ocultas ou obscuras da mente hu- mana, seguimos o caminho de leitura da presença das mulheres como figuras de poder, na forma de uma mãe, uma avó ou até uma professora, que ao aparecerem as- sociadas às imagens do homem de calção de banho, tra- zem a ideia de todas as complexidades possíveis de exis- tir nessas relações. Essa abordagem também confirma a multiplicidade de leituras possíveis da obra de Milton Kurtz, a qual a riqueza da técnica e o vigor de sua mensa- gem garantem seu interesse e seu frescor. Caroline Hädrich

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