14 Em sua dissertação de mestrado, intitulada MILTON KURTZ: aproximações ao espírito Pop, defendida em 2009, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Marcelo Guimarães Alves aponta na produção de Milton Kurtz (Santa Maria/RS, 1951 – Porto Alegre/RS, 1996) a busca por referenciais nas histórias em quadrinhos, revistas, jornais, anúncios publicitários, cinema e televisão. Para Alves, Kurtz cons- trói uma obra com intensas aproximações ao espírito característico da Pop Art. Sua pesquisa propõe um le- vantamento dessas aproximações, bem como o estudo de sua poética, que explora questões do corpo e revela ambiguidades e dualidades ligadas tanto à bidimensio- nalidade quanto às questões de gênero. LUVAS , 1979 | Desenho, grafite e acrílica sobre papel | 35 x 32 cm Ao ser convidado para fazer uma leitura das obras  Lu- vas  (1978) e Hermética  (1979) – dois desenhos em grafite e acrílica sobre papel –, logo identifiquei nelas as refe- rências trazidas por Alves. Considerando que “qualquer quadro, estátua, fotografia ou objeto de museu [...] con- tém alguma parte da vida do artista que o criou” (STA- NISLAVSKI, 2013), empreendi uma busca na tentativa de entender as motivações que o levaram a criá-las. No entanto, fazer uma leitura de imagem que extrapole os aspectos técnicos da obra não é tarefa fácil, ainda mais quando não acompanhamos o processo de criação do artista e desconhecemos suas inspirações. Mesmo sa- bendo que o artista não cumpre sozinho seu ato de cria- ção, porque o próprio processo carrega o posterior diá-

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