22 last night she went to a gay club and it was bloody great as coisas mais básicas do corpo são as mais bonitas. reduzir a forma é uma estratégia que serve para reconhecer o que é essencial, necessário existir. fazer uma presença mais precisa. mas também é de bom tom dominar o excedente, permitindo que aconteça algum tipo de tensão, falha ou piada. aqui, a figura feminina é um artifício de malícia. quem preenche e deixa vazar permite uma coisa dentro da outra. o pictórico e o gráfico. traça o gesto e apaga o rastro; planifica. para dois corpos ocuparem o mesmo lugar, só metendo. sobrepor é uma operação erótica do desenho. ...talvez neste caso, até mesmo pornográfica. pois não se pretende esconder a sombra azul. pelo contrário, ela se mostra vazada e explícita. o que nos faz perceber as duas silhuetas ocupando o mesmo lugar ao mesmo tempo. é por meio deste desenho, sobreposto e aberto, que se configura um sentido de interioridade. não como o que confere profundidade através de algo que se colocaria dissimulado pelas costas. mas que se percebe bem no meio, por dentro. desta forma, a distância entre esses dois corpos é mínima. pressupor que há um interior, como a visualidade nos incita e como o título nos reforça, permite um escoamento. algo que desenha um caminho por dentro. fonte é o nome do desejo. Guilherme Fuentes A FONTE , 1990 | Pintura, acrílica sobre tela | 70 x 100 cm
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=