26 OBSTÁCULO 2 , 1978 DESENHO, GRAFITE E NANQUIM SOBRE PAPEL 48 x 30 cm GRUPO NO TREINO , 1978 DESENHO, GRAFITE E NANQUIM SOBRE PAPEL 48 x 30 cm um papel à espera de ser encarnado por uma atriz, uma cena em suspensão. Os quadrados e listras, que aos poucos tomam conta dos desenhos, são ora intervenções visuais que parecem apartadas da ação, ora parte dessa mesma ação, seja como cenário, estampa, obstáculo (físico ou simbólico) ou acessório, como o quadrado segurado de forma enig- mática pela mulher de “Matrix” – que também desem- penha a função de tarja de censura, pois podemos muito facilmente ver sua mão envolvendo o seio da mulher ao seu lado, remetendo a ummomento histórico (e que ve- mos com assombro se repetir hodiernamente) no qual a livre expressão da sexualidade era uma forma de resis- tência contra a repressão política. Essa oposição entre a fluidez orgânica e a rigidez ge- ométrica, entre a sensualidade quase fetichista e a dureza na expressão das personagens evoca uma at- mosfera de tensão, de um conflito iminente. Há uma desproporção, um jogo de escala, como em “Obstáculo 2”, no qual cada figura parece em um universo à parte, ao mesmo tempo mesclada aos elementos gráficos e alheia às outras, uma estranheza que instiga. Essas mu- lheres de corpos fortes, vestidas com tecidos fluidos, ao mesmo tempo em que contrastam com elementos gráficos duros e retos, parecem flutuar, isoladas em uma espécie de limbo, como apartadas do tempo. Laura Cattani
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