educaSesc

21 EDUCA SESC 2018 CONSIDERAÇÕES FINAIS O movimento causado pela música envolve e nos leva por caminhos cheios de descobertas. A partir destas experiências, demos início a um projeto sobre sonoridade e musicalidade que vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento das crianças. As experimentações, o toque nos instrumentos, o tirar sons de objetos, do corpo, enfim, todo o contexto é ummundo de oportunidades que está apenas no início. Todas as propostas com a sonoridade tomaram diferentes formas no nosso cotidiano e o som ganhou espaço, tornou-se desenho e sensações que foram vivenciadas através da escuta dos sons da chuva, do vento, dos ruídos da rua. As crianças conseguiram organizar a escuta, o olhar e, principalmente, brincar e se divertir. A próxima etapa desse projeto será a confecção de um livro de músicas do mundo, a partir de diversos materiais. Além disso, será organizado um apanhado sobre as experiências vividas com as crianças com a descrição de cada atividade realizada. Será construída com as crianças também a“engenhoca dos sons”, objeto sonoro que ficará no pátio externo da escola. Acreditamos na pedagogia da escuta e do brincar, pois estamos atentas para a mágica que acontece quando surgem os interesses protagonistas das crianças. Logo, temos o start para novos caminhos, cheios de mistérios e aventuras. Priorizamos cada detalhe trazido por elas e que fazem toda a diferença no apontar de novas direções. O projeto não para, a música não acaba e seguiremos ouvindo, cantando e encantando. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral do indivíduo. São Paulo: Petrópolis, 2003. BRITO, Teca Alencar de. Ferramentas com Brinquedos: a caixa da música In Revista da ABEM, Porto Alegre, v.24, p.89-93, setembro de 2010. BRITO, Teca Alencar de. Quantas Músicas Tem a Música?. São Paulo: Petrópolis, 2009. LINO, Dulcimarta Lemos. Barulhar: a música das culturas infantis In Revista da ABEM, Porto Alegre, v.24, p.81-88, setembro de 2010. A musicalidade produzida pelas crianças possui relação direta com a brincadeira, com o jogo e com o barulhar, que com o auxílio dos educadores vão qualificando esses momentos. CAREN FRANCIELE DA FONSECA KUHN DE PARIS, pós- graduada em Educação Infantil pela Unisinos, é instrutora pedagógica no Sesc/RS, Unidade de Novo Hamburgo. [ckuhn@sesc-rs.com.br] LIANE DA SILVEIRA, pós-graduada em Psicopedagogia pela Uniasselvi, é instrutora pedagógica no Sesc/RS, Unidade de Novo Hamburgo. [lisilveira@sesc-rs.com.br ] MAURA CRISTIANE SANTANA CARNEIRO, pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Dom Bosco, é supervisora pedagógica no Sesc/RS, Unidade Novo Hamburgo. [msantana@sesc-rs.com.br] Desenhando ao som do violão Experiência com utensílios de cozinha Franciele

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=