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EDUCA SESC 22 2018 POR RALPH SCHIBELBEIN EIXO TEMÁTICO: educação. PALAVRAS-CHAVE: direitos humanos, história, conviver, ética Vivemos em uma sociedade cada vez mais apressada e conectada, em que muitas vezes a velocidade faz com que não percebamos o caminho que estamos tomando e a conexão seja somente em espaços virtuais. Como estratégia para refletirmos mais profundamente sobre um dos pilares da educação para o século 21, aprender a conviver (UNESCO, 2012), propus aos meus estudantes das séries finais do Ensino Fundamental o trabalho com a temática dos Direitos Humanos. Com objetivo de desenvolver diferentes habilidades e trabalhar com competências acadêmicas como leitura, pesquisa e conceitos, mas também competências éticas e políticas, na esfera dos valores e atitudes, a atividade ainda se utiliza de diferentes artefatos que vão do livro às redes sociais. Valendo-se do contexto de violência e intolerância da atualidade, propondo ainda outros olhares e estratégias de resolução dessas problemáticas a partir dos Direitos Humanos, decidimos mergulhar juntos no tema. Partindo do histórico de ideias iluministas e da busca por mais racionalidade, justiça, igualdade e fraternidade, iniciamos uma jornada que atravessou os séculos e rendeu debates sobre qual o significado destes conceitos em cada período da História. A liberdade no processo de independência dos Estados Unidos da América é a autonomia do país em relação ao império inglês ou a abolição da escravatura? A igualdade no processo de proclamação do Brasil se resume aos cidadãos poderem votar ou à exclusão das mulheres DIREITOS HUMANOS: UMA LONGA E BONITA CAMINHADA no processo de democracia? A justiça se faz na condenação de membros do nazismo alemão ou no combate ao discurso de ódio? Estudando como foi o processo para a consolidação dos 30 artigos que formam o documento Declaração Universal dos Direitos Humanos, lemos, pesquisamos, debatemos e conhecemos sua história, significado e importância. Contamos ainda com uma parceria com a Anistia Internacional que me forneceu material sobre a temática. (1) De posse do material que falava sobre os defensores dos Direitos Humanos, os estudantes, separados em grupos, foram investigar a vida das pessoas que dão a vida para defender os outros. De Nelson Mandela a Malala, cada qual a sua maneira, foi uma inspiração para nossas pequenas mudanças cotidianas. Após a pesquisa, os grupos selecionaram ativistas dos Direitos Humanos que atualmente lutam em diferentes regiões do Brasil e do mundo. 1 O material pode ser solicitado gratuitamente por qualquer educador. www.anistia.org.br
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