educaSesc
EDUCA SESC 4 2018 “Educação contemporânea: a singularidade do desenvolvimento integral”foi o tema do V Fórum Sesc de Educação, que trouxe a Porto Alegre, em 23 de agosto, o professor português António Nóvoa. Defensor de uma escola centrada nas individualidades dos alunos em relação ao ritmo e forma de aprendizado, Nóvoa diz que estamos vivendo apenas a terceira grande revolução da História da Humanidade. A primeira foi a invenção da escrita, há cinco mil anos, e a criação do livro impresso, a segunda, há 500 anos. Atualmente, vivemos a revolução digital. Para o professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entidade da qual também é e vice-presidente do Conselho Executivo, é preciso pensar uma nova escola, que seja desafiadora para essa geração de alunos de polegar hábil, denominada thumb generation, partindo de um ambiente educativo que permita ao professor ensinar não mais disciplinas, mas linguagens que possibilitem trabalhar em projetos de pesquisa. Em sua formação acadêmica, Nóvoa tem dois doutorados: Ciências da Educação na Universidade de Genebra, na Suíça, e História na Universidade Sorbonne, em Paris. Foi reitor da Universidade ENTREVISTA ANTÓNIO NÓVOA PALESTRA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A SINGULARIDADE DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL ESCUTE A ENTREVISTA ANTÓNIO NÓVOA DEFENDE UM NOVO AMBIENTE EDUCATIVO NO V FÓRUM SESC DE EDUCAÇÃO PARA O PROFESSOR, REITOR HONORÁRIO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, O MODELO DA ESCOLA ATUAL É INCOMPATÍVEL COM A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO AOS ALUNOS NA ERA DA REVOLUÇÃO DIGITAL de Lisboa entre 2006 e 2013, período em que se concretizou a fusão desta com a Universidade Técnica de Lisboa, tornando-se reitor honorário dessa nova instituição. Nessa entrevista exclusiva concedida à Revista Educa Sesc, Nóvoa, que tem acompanhado de perto a criação do Complexo de Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), discorre sobre os desafios para tornar a escola desafiadora para crianças e jovens, além de cumpridora de seu papel de ensinar. Para o professor, isso só será possível se a escola tiver autonomia e os educadores atuarem coletivamente. QUAL O PONTO CENTRAL DE UMA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE E EM QUE DIFERE DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL? Há um aspecto na tradição que é absolutamente central: o conhecimento. O que é próprio de uma educação escolar é o conhecimento. Uma educação social ou uma educação familiar podem ter outros objetivos. Mas uma educação escolar sempre busca trabalhar o conhecimento. O que difere muito a educação tradicional da educação contemporânea é o que eu designo, metaforicamente, como uma forma de tentar encontrar uma palavra simples para algo muito complexo, como o novo ambiente educativo. Precisamos de um novo ambiente educativo. Se pensarmos no ambiente tradicional da sala de aula, com quadro negro e carteiras, percebemos que não é um ambiente em que seja possível a educação contemporânea. Tudo o que pensamos ser a educação contemporânea não cabe ali. Não é possível a autonomia dos alunos em uma estrutura tão engessada, não cabe a diferenciação pedagógica, e a educação tem que ser ao ritmo e à medida de cada criança, não pode ser uniformizada. Não cabe a ideia de cooperação entre os alunos nem de uma pedagogia da comunicação. É no processo de comunicação que se aprende. Não cabe a ideia da pesquisa, não cabe a criação. Isto é, tudo que são os elementos centrais de uma educação contemporânea não cabe naquele espaço. Não é possível, de costas uns aos outros, comunicar uns aos outros; não é possível, olhando todos para um mesmo lugar – o quadro negro – o professor construir uma outra forma de trabalhar, do ponto de vista pedagógico. Por isso, eu tenho a segurança de dizer que o nosso desafio é reconstruir os ambientes educativos. É ter um outro tipo de escola em que seja possível trabalhar o que é próprio da educação, que é o conhecimento. Mas dizer isso não é a mesma coisa que dizer que a escola deve ser uma sucessão de aulas mais 1 www.youtube.com/watch?v=_KKp2e8MNYQ
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=