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EDUCA SESC 48 2018 POR CÁSSIA BEPPLER EIXO TEMÁTICO: Sustentabilidade PALAVRAS-CHAVE: Eco Trilha Sesc, educação socioambiental, desenvolvimento sustentável. INTRODUÇÃO A educação para a sustentabilidade deve ser protagonista na era do consumo excessivo e da desvalorização do meio ambiente. Com o objetivo de contribuir para a disseminação de hábitos sustentáveis, o Sesc/RS, em 2016, deu início ao Projeto Eco Trilha Sesc. Atingindo um público de todas as idades, as práticas educativas e sustentáveis adotadas estimulam o contato com a natureza e o desenvolvimento da criticidade do sujeito perante as necessidades de preservação e do consumo consciente. REFERENCIAL TEÓRICO O consumo desenfreado, o descarte inadequado de resíduos e a retirada incessante de recursos naturais estão causando consequências negativas para o meio ambiente. Segundo o UN Documents (1972), os recursos naturais como ar, solo e água estão sendo poluídos diariamente em consequência dos atos dos seres humanos, seja pela falta de informação ou pela indiferença. Tais atos levaram Lehman e Geller (2004) a acreditar que a solução para os problemas ambientais está associada, em maior parte, ao comportamento humano. Ao analisar esse comportamento, é possível obter informações que contribuem para o desenvolvimento de estratégias e para os resultados positivos e eficazes na preservação do meio. Ao entender a dinâmica do dia a dia e as necessidades da população, é possível traçar perfis e desenvolver projetos relevantes nas comunidades, criando uma rotina de hábitos sustentáveis. Para que essas estratégias apresentem resultados promissores dentro e fora das instituições, a Educação para a Sustentabilidade deve estar presente na construção e no desenvolvimento de qualquer projeto. Essa prática contribui para a criação de espaços ecorresponsáveis, que não agridem o ambiente e otimizam o uso de energia elétrica, água, papel, entre outros insumos diariamente consumidos. A complexidade e a preocupação relacionadas a essas questões fez com que a Unesco (2016) desenvolvesse o projeto “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, com o objetivo de incentivar a inserção de temas-chave no ensino e na aprendizagem. Os currículos escolares foram reorganizados e o tema Meio Ambiente se faz presente transversalmente na prática educacional, englobando todas as áreas do conhecimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC (1997) enfatizam que a conscientização e a mudança de comportamento dos indivíduos são necessárias para que a conservação do meio ambiente se transforme em hábito, respeitando os recursos que a natureza oferece e que devem ser utilizados com parcimônia. A educação tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento de hábitos sustentáveis, pois oferece um ambiente propício para a realização de debates, para a construção ECO TRILHA: DA EDUCAÇÃO À SUSTENTABILIDADE
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