Revista Sesc Arte e Educação 2024

16 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 Possibilidades e criação de nós: entre pesquisa, teatro e espaços não escolares Patricia da Silva Wiersbitzki Mestra em Educação (Uergs), possui graduação em Artes Cênicas (UFSM) e Especialização em Artes (UFPel), é educadora em projeto social em Porto Alegre/RS. Carmen Lúcia Capra Doutora em Educação (UFRGS), é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais e na Pós-Graduação em Educação (PPGED). Resumo: Este artigo apresenta os caminhos trilhados na pesquisa intitulada Pos- sibilidades de Nós: teatro, educação e cenas emancipatórias, apresentada no curso de Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Esta- dual do Rio Grande do Sul (Uergs), em 2023. A pesquisa teve o objetivo de, a partir de encontros de teatro realiza- dos em conjunto com adolescentes em um projeto social no bairro Ca- valhada, na cidade de Porto Alegre/ RS, propor reflexões sobre “possíveis cenas de emancipação”, tomando-as como acontecimentos singulares e sensíveis que emergem a partir da experiência teatral, assim como os desafios encontrados no percurso. A investigação foi feita por meio da Prática como Pesquisa (PaR), sendo que nesta postura investigativa, edu- Escute o artigo cadora e adolescentes implicaram- -se juntos no processo de criação, demarcando a vivência e a experiên- cia artística como o próprio método investigativo da pesquisa. Um produ- to educacional na forma de podcasts foi elaborado para docentes de tea- tro, a fim de contribuir em contextos escolares e não escolares, oferecen- do a ideia de que criamos situações em que as aulas de teatro puderam fomentar encontros potentes, singu- lares, junto aos adolescentes. Trata- dos como pesquisa, acionaram ou- tras maneiras de percebê-los, dando atenção a aspectos que talvez pas- sem despercebidos na dinâmica cor- rida da vida e da docência, propondo importantes reflexões sobre os atra- vessamentos da docência e se cons- tituindo como uma contribuição para diferentes contextos educacionais. Palavras-chave: Educação, emancipação, teatro, docência. Introdução: Este texto apresenta de forma sin- tetizada o caminho trilhado na reali- zação da pesquisa de Mestrado Pro- fissional em Educação, sob o título Possibilidades de nós: teatro, educa- ção e cenas emancipatórias (1) , vincu- lada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Esta- dual do Rio Grande do Sul, com sede em Osório/RS. A pesquisa aconteceu no ano de 2023 em um espaço de educação 1 O trabalho completo está disponível neste link https://abrir.link/eTzaJ

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=