Revista Sesc Arte e Educação 2024
21 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 Resumo: Este artigo objetiva proporcionar uma reflexão quanto à importância das aulas de danças, coma especifici- dade de serem turmas de pessoas co- laboradoras do Sistema Fecomércio Bahia, desenvolvidas no Teatro Sesc Casa do Comércio (Salvador, Bahia). Para isto, é apresentado o contexto de chegada do curso na Unidade Sesc e dos planos de aulas desenvolvidos. Ao fim, foi mediada uma entrevista se- miestruturada entre algumas das pes- soas participantes das aulas para que pudessem indicar suas percepções quanto aos benefícios percebidos, tanto nas relações interpessoais bem como na valorização do trabalho que desenvolvem para que, ações como esta do curso, continuem sendo de- senvolvidas e talvez, inspiradas por outras unidades. Palavras-chave: Dança, Teatro Sesc Casa do Co- mércio, Relações. Introdução: O Serviço Social do Comércio (Sesc) atua desde 1946, sendo uma entidade “de direito privado, com in- teresse público e sem fins lucrativos, [...] sendo considerada, portanto, pa- raestatal” (ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTU- RA, 2021). Em Salvador, a atuação do Sesc no âmbito cultural e por conse- quência, no ensino-aprendizagem da Dança na Bahia, teve suma importân- cia para o reconhecimento de artis- tas, professores e profissionais desta área, a exemplo do renomado Mestre King, que possui uma sala em seu nome na Unidade Sesc Nazaré, tam- bém em Salvador. No entanto, o presente texto se debruça sobre o serviço das aulas de danças que são ofertadas para o público na Unidade Teatro Sesc Casa do Comércio, abrangendo co- laboradoras da sede administrativa do Sesc, Senac e Federação do Co- mércio na Bahia, no monumental prédio da Casa do Comércio Deraldo Motta (CCDM). O objetivo com este texto é de re- forçar a importância das ações artís- tico-culturais, acrescida à experiência de turmas de pessoas colaboradoras, potencializando assim, as relações interpessoais e da própria valorização dos trabalhos desenvolvidos por elas, na continuidade dos serviços presta- dos. Nisto, visa-se a importância de um atendimento não apenas com o público externo, mas também para os colegas, incentivando a apreciação e participação nos serviços que o pró- prio Sistema oferece. Desenvolvimento ou contextualização da ação: O Teatro Sesc Casa do Comércio é o segundo maior teatro comercial da cidade e está localizado na sede administrativa do Sesc, em uma das edificações mais emblemáticas de Salvador. Há mais de 35 anos o Teatro Sesc Casa do Comércio recebe artistas de renome nacional e internacional, tendo em sua história uma grande importância para destacar a atua- ção cultural do Sesc na cidade e no Estado. Nisto, a Unidade atua com cur- so livre de Teatro, que acontece há mais de 30 anos. Apenas há 1 ano foram inseridas aulas de Dança e Canto Coral, diferente da Unidade Sesc Nazaré, por exemplo, em que há uma maior concentração de au- las de artes/cultura diversas, como Dança, Percussão, Música, Canto e Teatro, por exemplo, dentre outros cursos e promoção de bem-estar em outras Unidades. O campo de atuação para o de- senvolvimento deste texto é sobre as aulas de “Danças e Movimentos Culturais”. Destaca-se com isto, o pú- blico-alvo para essas aulas que são de pessoas colaboradoras do Sesc, Senac e Fecomércio, em suma, que trabalham no prédio. Para compreender este recorte indicado, houve uma especificidade única diante do que se torna conven- cional no atendimento com as aulas/ cursos de artes/cultura no Sesc, os quais, em sua maioria, são pleiteados por pessoas externas (aqui compre- endidas como pessoas não-colabo- radoras do Sistema). No entanto, uma das produtoras culturais da Unidade Teatro Sesc Casa do Comércio, em época de imple-
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