Revista Sesc Arte e Educação 2024
22 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 mentação dos novos cursos, ao ser entrevistada com a seguinte pergun- ta: “Qual o estímulo para a abertura de aulas de Dança na Unidade?”, foi respondido que “[...] já havia o cur- so de Teatro e queriam ampliar as linguagens” (E.C.S.C., 2024). Assim, partiram inicialmente deste desejo e ao compartilhar com os colegas do prédio Casa do Comércio, percebe- ram o interesse latente para as aulas de Danças. Ao listarem a quantida- de de pessoas interessadas, viu que as turmas estariam cheias apenas com este público. Isto foi direciona- do para a contratação do professor/ instrutor, a fim de que os horários destas aulas pudessem atendê-los sem prejudicar a carga horária de trabalho comercial. Com esta apresentação da imple- mentação das aulas de danças na Unidade, a seguir são apresentadas as propostas de curso e os benefí- cios que as pessoas colaboradoras perceberam ao aderir às formações. Metodologia ou cronograma: Com a chegada das aulas de dan- ças, a busca entre as pessoas co- laboradoras para participação foi grande no início, mesmo não saben- do “qual modalidade de dança” seria. Este argumento, inclusive, de “quais danças” seriam as aulas, demonstra um pensamento que pouco conside- ra a diversidade cultural, refletindo concepções sociais de como fazer, consumir e apreciá-las. Em contramão a este pensamen- to, foi propositado para iniciar, um plano de quatro meses (de setem- bro de 2023 a janeiro de 2024) em que cada semana seriam estudados contextos culturais dos mais diver- sos. O nome indicativo que melhor se adequou foi de “Danças e Movi- mentos Culturais”, tendo em vista a pluralidade de propostas de danças que seriam experenciadas, acresci- das aos debates de contextualiza- ções socioculturais e territoriais de cada uma delas. Esta proposição partiu inicialmen- te por se entender que o público-al- vo não conhecia muitas práticas de movimentos. Assim, as aulas seriam um espaço justamente para expe- renciarem uma diversidade cultural e iniciarem um conhecimento mais aprofundado em dança. A fim de expor a proposta inicial do curso de “Danças e Movimentos Culturais”, apresentou-se o crono- grama geral realizado. Em cada se- mana/mês havia um plano de aula desenvolvido com objetivos, me- todologia e referenciais que foram compartilhados com as pessoas participantes. A partir desta experiência, as pessoas colaboradoras participan- tes de algumas das aulas tiveram a oportunidade de conhecerem outras danças. Ao longo, foram recebidos alguns relatos de modo informal so- bre o desenvolvimento delas, bem como das concepções teóricas e di- dáticas. Após o período do plano de curso inicial, foi apresentado um for- mulário online para que pudessem indicar as danças que mais interes- saram, informar sobre as didáticas e encaminhamentos que se fizeram importantes nesta primeira etapa, a fim de consolidar o plano de curso em 2024. Assim, após análise das respos- tas, a partir de março de 2024, as aulas de “Danças e Movimentos Cul- turais” se concentraram nas indica- ções da maioria e foram conduzidas em módulos de dois em dois meses, conforme segue: MARÇO/ABRIL: DANÇA DO VENTRE (E ÁRABES) MAIO/JUNHO: FORRÓS JULHO/AGOSTO: DANÇA DO VENTRE (E ÁRABES) SETEMBRO/OUTUBRO SAMBAS E PAGODES NOVEMBRO/DEZEMBRO: DIVERSIDADES A fim de aproximar as culturas em outros aspectos sociais para além das danças e das músicas, a cada fim de módulo, na última aula, foram realizadas confraternizações com comidas típicas, repertório musical das culturas e uma ambientação na sala diferente dos dias de aulas. Esta ação visou exatamente aproximar minimamente aspectos culturais que são estudados a fim de potencializar o aprendizado não só da dança, mas também na compreensão das diver- sidades de cada cultura. Com esta apresentação da im- plementação do curso de “Dan- ças e Movimentos Culturais”, bem como dos planos de cursos propo- sitados (inicial em 2023 e anual em 2024), tecemos um diálogo com as entrevistas semiestruturadas res- pondidas.
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