Revista Sesc Arte e Educação 2024

25 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 mos negando esses conhecimentos para quem aprende conosco? Manter as artes visuais distantes e inalcan- çáveis pelas hierarquias estabeleci- das também contribui para manter o desequilíbrio social. Essas ênfases estiveram no está- gio curricular da Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em uma escola da rede estadual de ensino localizada no 4º Distrito em Porto Alegre. Eram duas turmas do 2º ano do Ensino Mé- dio com um período semanal de Arte, entre os meses de outubro e dezem- bro de 2023. A história da arte praticada no nosso tempo como metodologia do projeto de estágio: O tema do projeto de estágio foi delimitado pela professora do com- ponente, o impressionismo francês. Sendo um movimento artístico mar- cado histórica e estilisticamente, como abordá-lo para além daquela circunscrição? Além de ensinar sobre o movimento impressionista, buscá- vamos ressignificá-lo no presente, presentificando-o. A entrada na temática iniciou por fotografias contemporâneas da série “Zona de Neutralidade”, do artista vi- sual porto-alegrense Dirnei Prates (2) , na qual utiliza o zoom para recortar fragmentos de imagens amplamen- te divulgadas, transformando-as em novas imagens, como ocorre com a fotografia “On the South Bay beach” (HOPKINS, 1952).  As imagens desfocadas e em bai- xa resolução desse artista abriram o assunto a partir da ideia de impres- 2 Ver mais sobre a obra de Dirnei Prates em: ht- tps://projetoafro.com/artista/dirnei-prates/ . Acesso em 19 de setembro de 2024.

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