Revista Sesc Arte e Educação 2024

27 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 de Monet (4) , obra debatida em aula quando tratamos sobre as pincela- das aparentes no impressionismo. As cores entre a lente e a realidade trouxeram sensações de água, de natureza e ressaltaram os feixes da luz do sol invadindo o chão do pátio da escola. Ao elaborar aulas para o Ensino Médio sobre um estilo distante cro- nológica e contextualmente, busca- mos uma aproximação com esses conteúdos, ressignificando - os com sentidos do nosso tempo e dos ter- ritórios onde vivemos, no presente. Assim, além de ressignificar e pre- sentificar o impressionismo, a me- todologia aliou-se com as perspecti- vas jovens sem dissimular aspectos importantes que dizem respeito ao imaginário de quem está hoje se re- lacionando com aquele movimento. Buscamos aprender através da elaboração com as turmas ao dedi- carmos atenção ao impressionismo histórico, ali ressignificado. Neste sentido, as atitudes metodológicas do projeto permitiram que nem tudo fosse previsto, estando abertas a adaptações que surgissem no pro- cesso, considerando a importância da proposição planejada que enten- de que a aula também se constrói através do envolvimento. Assim, o projeto pretendeu acessar conheci- mentos das artes visuais em práticas e teorias que não estivessem frag- mentadas, mas que fossem dissol- vidas e amalgamadas uma na outra. Considerações Finais: projeto, artesania e invenção: Conforme o andamento, fomos percebendo que, ao ensinar os con- teúdos, era muito importante dar con- dições para que as turmas pudessem construir suas próprias experiências comas artes visuais. Umespaço aber- to à experimentação foi importante para que percebessem que estavam aprendendo mesmo enquanto se di- vertiam, tanto quando praticavam as artes visuais, como quando comple- mentavam as explicações, participan- do das conversas, compartilhando as suas impressões e conhecimentos, escutando aos colegas. Planejar aulas de artes visuais é sempre uma invenção porque, além do projeto de sustentação daquilo que se pretende ensinar, toda aula que se prepara é uma artesania. Quem ensi- na não planeja a aula somente para si próprio, para servir de bússola, mas planeja elaborando como ensinar algo ao outro tornando presente o que se ensina, com o outro. A artesania de planejar o ensino precisa, por isso, incentivar e abraçar o que virá pela ex- periência com as turmas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre a pintura do século XI. São Paulo: Cosac & Naify, 2010. HOPKINS, Thurston. On the South Bay beach. 1952. Impressão em gelatina prateada. 25,5 cm x 25,5 cm. Disponível em: https://encurtador.com.br/6nJUS Acesso em: out. 2024. MORESCHI, Bruno. A História da _rte. Disponível em: https://encurtador.com.br/ O2VoM. Acesso em: 20 set. 2024. SANTAELLA, Lucia. Imagens são óbvias ou astuciosas? Líbero, v. 17, n. 33 A, p. 13- 18, jan./jun. de 2014. Acesso em: 16 set. 2024. Disponível em: https://encurtador. com.br/uSNsz.

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