Revista Sesc Arte e Educação 2024

29 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 1 Artigo desenvolvido a partir do trabalho final “Cartografando afetos: ensaios de sensibili- zação e mediação do livro a partir da infância (re)encontrada”, apresentado como requisito de avaliação para conclusão do curso da Pós- -graduação Lato Sensu “O livro para a infân- cia: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação”. Faconnect, Instituição de Ensino Superior – A Casa Tombada, em ju- lho de 2024. Resumo: Neste ensaio apresenta-se a fun- damentação do processo de sensibi- lização do mediador de leitura, atra- vés do convite a revisitar sua própria infância, por intermédio de brinca- deiras, poesias, registros e imagens fotográficas. O ensaio utilizou-se de uma escrita em prosa poética como metodologia para reencontrar o cor- po-árvore, a palavra-vento e a escuta- -água, trazendo à tona a intersecção entre memória e processos de me- diação de leitura. Com o objetivo de enriquecer a formação de mediado- res, visou-se a descoberta de novas práticas e a ampliação de repertório e acervo literário. Mediante a escrita de recordações estruturantes, reu- niu-se cartografias afetivas, partindo da inocência da criança reencontra- da dentro do adulto, para que melhor se efetive a relação com a alteridade através da autocontemplação. Ao longo de uma escrita literária de si, combinou-se reflexão acerca da teo- ria e das práticas, como pressupos- tos para o diálogo com o livro para a infância. Palavras-chave: Mediação de leitura, livro para a in- fância, escrita-de-si, memória.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=