Revista Sesc Arte e Educação 2024
32 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 Práticas em mediação cultural: as experiências do Sesc Bahia Carolina Moura Produtora cultural, Pós-Graduanda em Arte Educação pelo Senac SP e analista de cultura do Sesc Bahia. Maria da Conceição Silva Bibliotecária, Mestra em Ciência da Informação (ICI/UFBA) e analista de cultura do Sesc Bahia. Patrícia Figueiredo Produtora cultural, mestre em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA) e analista de cultura do Sesc Bahia. Plínio Rattes Doutor e Mestre em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA), pesquisador do Observatório da Diversidade Cultural e gerente do Programa Cultura do Sesc Bahia. Resumo: A mediação cultural é uma práti- ca essencial para a democratização do acesso à cultura, promovendo a interação entre públicos diversos e o patrimônio artístico-cultural. Nos equipamentos culturais, como tea- tros, galerias e bibliotecas, essa prá- tica tem se consolidado como um meio de potencializar a experiência estética e formativa dos visitantes. O presente texto apresenta um relato das experiências de mediação cultu- ral realizadas nos últimos anos nos espaços culturais do Serviço Social do Comércio (Sesc) na Bahia, com Escute o artigo destaque para os projetos ‘Sesc Me- diações Culturais: Formação de Me- diadores e de Públicos’ e ‘Clube Sesc de Leituras’. A mediação cultural é um proces- so dinâmico que vai além da mera transmissão de informações, ela en- volve a construção de pontes entre os públicos e as obras, que estimula e provoca os mais diversos sentidos humanos. Autores como Poliana Bi- calho (2016, 2023) e José Márcio Barros (2013, 2017, 2023) nos auxi- liam a compreender o papel da me- diação como um processo dinâmico e transformador. Para eles, a media- ção cultural “pode ser definida como algo essencial para a vida tanto na dimensão individual quanto coletiva e se caracteriza como um processo de interação dialógica entre pesso- as, entre pessoas e objetos, entre pessoas e os contextos onde se en- contram” (2023, p. 14). A mediação cultural contribui, portanto, para que possamos construir sentidos para as nossas vivências. A mediação cultural possui tam- bém um caráter pedagógico, atu- ando na formação de um público mais pleno e autônomo. O mediador desempenha o papel de facilitador, promovendo um diálogo que amplia a compreensão das obras artísticas, conectando-as às vivências e reali- dades dos espectadores. Para José Márcio Barros (2023), a mediação cultural também está intimamente ligada à noção de acessibilidade e inclusão. O autor salienta que o me- diador cultural deve considerar as diversidades sociais e culturais dos públicos, promovendo a participação
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