Revista Sesc Arte e Educação 2024
33 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 de grupos historicamente excluídos. A mediação, assim, se torna um es- paço de democratização, onde todos podem acessar, interpretar e sentir os bens culturais. O Sesc Bahia tem se destacado pela implementação de projetos de mediação cultural que envolvem uma ampla gama de ações, sempre norteadas pela Política Cultural da instituição, que tem como princípios fundamentais a diversidade e os di- reitos culturais (Sesc, 2015). Esses princípios são a base das práticas de mediação nos espaços e equipa- mentos culturais da instituição, que incluem nove teatros, 19 bibliotecas, uma galeria e cinco espaços exposi- tivos, programados com atividades artístico-culturais ao longo do ano. Entre as iniciativas de mediação cultural do Sesc Bahia, o Clube Sesc de Leitura é um exemplo significa- tivo. Nele, são desenvolvidas ações de formação de leitores, promoven- do o acesso a uma variedade de gêneros literários e incentivando o desenvolvimento da leitura de forma crítica, reflexiva, prazerosa e lúdica. Este projeto contribui para a cons- trução de públicos leitores que se apropriam das narrativas literárias de forma ativa, estabelecendo rela- ções entre os textos e suas próprias vivências. Sempre guiado por um profissional da instituição, em ge- ral, bibliotecários, atualmente, estão estabelecidos seis clubes de leitura, sendo dois deles virtuais e quatro presenciais. Estes últimos são reali- Espetáculo Katendê e o Novo Rei do artista Mário Omar, Projeto Mediações Culturais, Teatro Sesc Jacobina. Acervo Sistema Comércio Bahia A MEDIAÇÃO CULTURAL, EM SUAS DIVERSAS FORMAS E MODELOS, PROMOVE O ENCONTRO ENTRE ARTE, CULTURA E SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO DA CIDADANIA CULTURAL E O EXERCÍCIO DOS DIREITOS CULTURAIS.
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