Revista Sesc Arte e Educação 2024

34 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 zados nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Barreiras. Outro exemplo relevante é o pro- jeto Sesc Mediações Culturais: For- mação de Mediadores e de Públicos, uma iniciativa focada na capacitação de mediadores culturais e na forma- ção de públicos autônomos e enga- jados. O projeto, realizado em duas etapas, reflete o compromisso do Sesc Bahia em ampliar o acesso à cultura, oferecendo uma abordagem participativa e inclusiva. Na primeira etapa do projeto, arte-educadores, artistas e produtores culturais das cidades de Alagoinhas, Jequié, Jaco- bina, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro, Salvador e Feira de Santana participaram de uma oficina on-li- ne ministrada pela pesquisadora e arte-educadora Poliana Bicalho. A formação visou preparar esses pro- fissionais para atuar em diferentes contextos culturais, capacitando-os a mediar o encontro entre públicos e produções artísticas de maneira sensível e crítica. Compreendemos que o mediador cultural deve estar preparado para, a partir de uma abor- dagem pedagógica, contribuir para a aproximação das narrativas artísti- cas aos públicos, conectando-as ao repertório dos espectadores. A segunda etapa do projeto envol- ve ações presenciais de mediação cultural com grupos previamente identificados, como alunos e profes- sores das Escolas Sesc e escolas públicas parceiras, além de trabalha- dores do comércio de bens, serviços e turismo. As ações contemplam apresentações artísticas e rodas de conversa, promovendo um ciclo completo de mediação que inclui sensibilização, apreciação e diálogo. transformação social. A mediação cultural, em suas diversas formas e modelos, promove o encontro entre arte, cultura e sociedade, contribuin- do para o fortalecimento da cidada- nia cultural e o exercício dos direitos culturais. Essas iniciativas destacam a re- levância da mediação cultural como um processo contínuo de formação de públicos e democratização da cultura. O SESC BAHIA, AO PROMOVER A CAPACITAÇÃO DE MEDIADORES E INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE DIVERSOS PÚBLICOS, CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E PARA A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO CULTURAL DA POPULAÇÃO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARROS, José Márcio. Mediação, formação, educação: duas aproximações e algumas proposições. Revista Observatório Itaú Cultural, v. 1, p. 08-14, 2013. BARROS, José Márcio; ANGELIS, M. Diversidade cultural e processos de mediação. Boletim do Observatório da Diversidade Cultural, v. 75, p. 05-12, 2017. BICALHO, Poliana Lima. O Edifício Teatral como espaço artístico-pedagógico: a práxis da mediação cultural no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. 142 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. RATTES, Plínio; SILVA, Maria da Conceição; MOURA, Carolina. A diversidade cultural e o Sesc: Abordagens e perspectivas. Anais do XVII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, 27 a 30 de julho de 2021. SESC. Departamento Nacional. Política Cultural do Sesc. Rio de Janeiro: Sesc, 2015. SESC. Departamento Regional no Estado da Bahia. A práxis da mediação em espaços culturais: reflexões e práticas. Salvador: Sesc Bahia, 2023. 64 p. il. Considerações finais: A mediação cultural é uma práti- ca fundamental para a democratiza- ção da cultura. No contexto do Sesc Bahia, essa prática se materializa por meio dos projetos aqui citados, mas não apenas. De modo geral, to- dos os projetos culturais desenvol- vidos pela instituição possuem um conjunto de ações que visam atrair, formar e fidelizar públicos autôno- mos e plenos, além de capacitar mediadores para atuarem de forma crítica e reflexiva. As ações desen- volvidas pelo Sesc Bahia reforçam o papel dos equipamentos culturais como espaços de aprendizado e

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