Revista Sesc Arte e Educação 2024

35 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 Escutaaaaaaaaa!! É a voz da profe no som: nosso Xengo!! Dulcimarta Lemos Lino Professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Diretora musical do Grupo PiÁ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS). Pianista. Paula Cristiana Emcke Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Professora de educação infantil na Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Professora do Projeto Barulhar (UFRGS/SMED-SL). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS). Contadora de histórias. Realiza oficinas de formação de professores na temática de histórias para contar, cantar e brincar. Contexto histórico do grupo ou cia: O Grupo PiÁ é um núcleo investi- gativo de música da Faculdade de Educação da UFRGS que produz e inventa espetáculos musicais com e para crianças. O grupo também realiza formação continuada em educação musical às professoras do “Projeto Barulhar” (Lino, 2020) ação política e pedagógica que garante o acesso à formação continuada em educação musical de professoras e crianças na escola pública gaúcha. O Projeto Barulhar atende semanal- mente 317 crianças da escola públi- ca de educação infantil com aulas de música, dentro do currículo escolar. Tem como objetivo potencializar os espaços e tempos de escuta e ima- ginação criadora onde o corpo é ins- trumento musical por excelência do Escute o artigo fazer artístico. Habita os espaços de compor e improvisar cotidianos da infância para o exercício continuado de brincar com sons e se arriscar a organizar materialidades sonoras. Nessa trajetória contempla gramáti- cas e tecnologias comunitárias para remontar resistências contrárias à dominação colonial e potencializar o protagonismo e artesania de profes- soras e crianças. Formado por mú- sicos, atores e educadores brincan- tes, o Grupo PiÁ pesquisa, ensaia e compõe música com e para crianças e professoras com o objetivo de for- talecer e ampliar repertórios afro-pin- dorâmicos na escola, ao sublinhar que não há criação fora de conjuntu- ras coletivas (1) . Cidade: São Leopoldo (RS) Nome da obra/criação: Xengo Técnica, materiais, gêneros ou instrumentos empregados: canção, ou melhor, música com letra com- posta pela professora Paula Cris- tiana Emcke a partir de inciso meló- dico “Xengo ro goro ê” criado pela “turminha da Isa” (5-6 anos). Sob o motivo melódico criado pelas crian- ças, a professora compõe a canção. O arranjo é construído com percus- são de sementes e folhas colhidas no pátio da escola e da praça do bairro (sementes de guapuruvu e pau ferro, 1 Conheça mais sobre as ações do grupo acessando: www.instagram.com/grupopiaoficial

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=