Revista Sesc Arte e Educação 2024

39 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 Histórico breve do artista ou grupo: Paula Cristiana Emcke: É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Professora de educação infantil na Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Professora do Projeto Barulhar (UFRGS/SMED-SL). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS). Con- tadora de histórias. Grupo PiÁ: Dirigido pela educadora musical Dulcimarta Lino, o Grupo PiÁ narra lúdica e poeticamente as diversidades da música brasileira compar- tilhando suas formas musicais em divertidas e potentes interpretações. No repertório baião, xote, maculelê, maçambique, ciranda, roda de verso, cantos de trabalho e músicas compos- tas especialmente pelos componentes do co- letivo. Temos as sonoridades como percurso criativo para alcançar a escuta das crianças e convidar o público a brincar com distintos per- sonagens inusitados que saem das canções e ressoam as marcas afro-pindorâmicas de nosso território. Link para saber mais informações sobre a obra, artista ou grupo: Fonogramas disponí- veis nas redes digitais: Como citar a obra artística: EMCKE, Paula Cristiana; LINO, Dulcimarta Le- mos. Xengo. Música infantil. Porto Alegre, 2024. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. LUCAS, Elizabeth; STEIN, Marília (Org.). Yvý Poty, Yva’á/Flores e Frutos da Terra: cantos e danças tradicionais Mbyá Guarani. Porto Alegre: IPHAN; Grupo de Estudos Musicais/PPGMUS/UFRGS, 2012. MENEZES, Ana Lúcia Teixeira de; RICHTER, Sandra Regina Simonis; SILVEIRA, Viviane Fernandes (Org.). Nhandereko Kue Kyringue’ í Reko Rã: nossas histórias para as crianças. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2015.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=