Revista Sesc Arte e Educação 2024
Que possamos, juntos, fortalecer uma rede de criação coletiva que, embora possa desacelerar, nun- ca pare. Assim como uma espiral que se alimenta do apoio no chão para alcançar novos horizontes, al- mejamos construir um espaço de partilha e desenvolvimento. Que, além de um lar seguro, possamos garantir cada vez mais o acesso à Arte e à Cultura, promovendo o co- nhecimento gerado nesses cam- pos e criando oportunidades para vivermos experiências verdadeira- mente significativas e transforma- doras. Em Escutaaaaaaaaaa!! É a voz da profe no som: nosso Xengo! , co- nhecemos uma canção-brinquedo criada colaborativamente por uma educadora e suas crianças, conec- tando saberes e culturas dos po- vos originários. Em Criando nosso próprio impressionismo , a prática de uma estagiária em artes visuais nos apresenta os desafios da do- cência ao ressignificar os movi- mentos artísticos estudados na história da arte, convidando os es- tudantes a construírem sua própria marca artística através de imagens fotografadas e montagens. As Práticas em mediação cultural do Sesc Bahia nos mostram que o diá- logo com os públicos, artistas e ter- ritórios é uma chave importante na criação de estratégias que não só oportunizem o acesso do público a bens culturais, mas que também estimulem a produção de suas pró- prias interpretações a partir das ações educativas desenvolvidas. Por fim, antes de buscarmos ino- vações, é essencial lembrar do que realmente importa na criação de experiências artísticas: as intera- ções e relações entre as pessoas. 5 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=