Revista Sesc Arte e Educação 2024
6 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 Linguagem artística ou tema: Fotografia e escrita criativa Cidade em que ocorreu a experiência: Caxias do Sul / RS Período: De julho até setembro de 2024 Objetivo-geral: Potencializar experiências criati- vas coletivas por meio do uso da fo- tografia e da escrita. Detalhamento da ação: A exposição “Que narrativa(s) você (re)escreveria com fotografias?” é resultado de um trabalho em anda- mento, originado de dois projetos no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul: as ações extensionistas do Núcleo de Arte e Cultura e o projeto “Cine DiversIFica 2024: Pensando Repertórios e a Cria- ção em Fotografia e Audiovisual”. EXPERIÊNCIAS ANTERIORES O projeto “Cine DiversIFica” teve início em 2023, com o nome “Cine- ma, História e Ações Afirmativas”, tendo como principal objetivo traba- lhar, de forma interdisciplinar, temas relevantes para o aprendizado de História, utilizando o cinema como recurso pedagógico e as relações ét- nico-raciais como recorte temático. As atividades foram divididas entre exibições seguidas de debates, en- contros sobre produção audiovisual e a própria realização audiovisual. A partir dessa experiência, desta- ca-se o grande potencial do audio- visual para gerar debates e aprofun- dar discussões, além de identificar a significativa necessidade de arti- culação entre professores, coorde- nação pedagógica e estudantes em projetos de realização cinematográ- fica. Sendo um projeto extracurri- cular, ficou evidente que a dedica- ção esperada dos estudantes para a produção de um curta-metragem não poderia ser plenamente alcan- çada sem o apoio e a participação de diversos docentes, que precisam apostar no potencial interdisciplinar de aprendizagem de múltiplas habi- lidades por meio do ato criativo que é fazer cinema. Diante disso, o projeto conseguiu finalizar apenas propostas de vídeos curtos, como os já popularizados “Minutos Lumière” (1) . A única pro- dução audiovisual concretizada foi (Re)escrevendo narrativas com fotografias Rafael Vebber Graduado em Produção Cultural (UFF), Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual (UCAM), membro do Núcleo de Arte e Cultura do IFRS Caxias do Sul. 1 O minuto Lumière é uma prática pedagógica inspirada nos filmes dos irmãos Lumière, conside- rados os inventores do cinema no final do século XIX. A atividade reproduz o modo de produção com poucos recursos da época, destacando-se características como a câmera fixa, a ausência de cortes e a escolha de uma ação espontânea ou encenada. O dispositivo, uma proposta de Alain Bergala e Nathalie Bourgeois (BERGALA, 2008), popularizou-se entre profissionais que atuam com cinema e educação. Escute o artigo
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=