Revista Sesc Arte e Educação 2024
8 Revista Sesc de Arte Educação vol.4 2024 za que o dia valeu a pena”. “Em um mundo onde as grandes árvores se transformam em grandes torres de cimento, o poder da natureza de se reinventar desponta onde a degrada- ção do homem se encontra”. Esses textos demonstram a diversidade de percepções e caminhos para inter- pretações e escritas possíveis. A exposição foi montada em um módulo de madeira, com as fotos fixadas por prendedores de papel, sustentados por delicados pregos, permitindo a mobilidade das foto- grafias. Dessa forma, a composição cumplicidade, à medida que o públi- co é convidado a reinterpretar a obra como uma criação coletiva. Nesse sentido, vale destacar o papel das emoções frente à experiência esté- tica. Georges Didi-Huberman (2016, p. 44) afirma que “as emoções têm um poder - ou são um poder - de transformação”. Seguem dois exemplos de narra- tivas criadas no caderno da exposi- ção: “No final de um dia corrido de uma rotina pesada, olho pela janela do carro e aquele espetáculo acal- ma a minha alma e eu tenho certe- do painel fotográfico pode ser cons- tantemente reorganizada, de acordo com a vontade do grupo, incentivan- do os estudantes a construir suas próprias histórias pela combinação das imagens. Colocar uma imagem ao lado da outra estabelece uma relação entre elas, assim como em um storyboard cinematográfico ou em uma história em quadrinhos. Da mesma maneira, os textos criados não precisam, necessariamente, estar no caderno, objeto escolhido para organização e registro da expe- riência. Eles poderiam ser apresen- Mosaico de fotos da exposição. Acervo do autor.
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