Bemol 2

15 Importante figura do romantis- mo musical europeu do século XIX, Brahms é considerado um dos três B’s dos grandes compo- sitores alemães, junto com Bee- thoven e Bach. Filho de um con- trabaixista, começou com sete anos as aulas de piano e fez seu primeiro concerto público três anos depois. Tocava profissio- nalmente na noite de Hambur- go, e recebeu aulas e noções de composição do violinista húnga- ro Eduard Marxsen. A primeira fase de sua obra, especialmente na juventude, foi dedicada ao piano. A partir da estreia de Um Réquiem Alemão , em1868, passou a ser reconheci- do como um grande compositor e tomou gosto pela música de câmara. Em 1876, apresentou a sua Sinfonia Nº 1 , que foi muito repercutida e alcançou sucesso. Na maturidade voltou-se para as obras sinfônicas e de corais. O último período iniciou em 1890 quando pensou, no final da vida, em parar de compor. As obras ficaram mais simples e concen- tradas, comdestaque para amú- sica de câmara e pianística. Nos concertos, a primeira obra da fase madura foi Concer- to para Violino , de difícil execu- ção e de muita expressividade. Esta é uma das suas peças mais populares. A última obra or- questral de Brahms foi o Concer- to Duplo para Violino e Violon- celo , considerada apaixonante e que vale como um resumo de toda a sua produção. Quatro Canções Sérias foi sua última obra publicada e nela se despede da vida. Brahms de- dicou a coletânea a si mesmo, como presente de aniversário no ano de 1896. Em 1897, fale- ceu aos 63 anos. Manuscrito da Sinfonia nº 1 , de Brahms, considerada uma de suas obras mais importantes e sucessora da Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven. JOHANNES BRAHMS Hamburgo, 7 de maio de 1833 Viena, 3 de abril de 1897

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