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16 Considerado uma das figuras criativas mais significativas do século XX na música clássica brasileira, Villa-Lobos é o com- positor da América do Sul mais conhecido de todos os tempos. Violonista, pianista, maestro e compositor, escreveu inúmeras trabalhos orquestrais, de câ- mara, instrumentais e vocais, totalizando milhares de obras até a sua morte em 1959. A con- vivência no ambiente do choro carioca, a participação em or- questras de cinema e a excursão pelo Nordeste em um grupo de músicos possibilitaram a expe- riência musical que marcou sua trajetória. Maior expoente da música do modernismo, ele participou ativamente da Semana de Arte Moderna – que ocorreu em 1922 e completou 100 anos no ano passado – e suas composições fo- ram influenciadas pelo folclore do Brasil e pela tradição clássi- ca europeia. Após seguiu-se um período “neobarroco” no qual o destaque foi a série de nove Bachiana Brasileiras (1930-1945) para diversas formações instru- mentais. Em 1932, Villa-Lobos se tor- nou diretor da Superintendên- cia de Educação Musical e Artís- tica (Sema) e passou a compor diversas peças consideradas patrióticas e propagandistas. Apesar das críticas, foi através de suas obras que a divulgação da música do país foi ampliada e ele inovou com sua capacida- de de descobrir e inventar efei- tos instrumentais e substituir a linguagem pianística. Produção com três discos, trazendo composições completas de Bachianas Brasileiras , uma das mais conhecidas obras de Villa-Lobos. Entrevista em áudio feita comVilla-Lobos em 1957, pertencente ao Acervo Rádio MEC FM. HEITOR VILLA-LOBOS Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959

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