Bemol 2

17 Camargo Guarnieri é apenas superado por Villa-Lobos no posto de compositor brasilei- ro mais executado no mundo. Pianista e regente, teve aulas de música desde criança e rece- beu dos pais, o flautista Miguel Guarnieri e a pianista Géssia Arruda Camargo Penteado, as primeiras lições. Aos dez anos, estudou com o clarinetista Be- nedito Flora e depois com Virgí- nio Dias, a quem dedicou a sua primeira composição, Sonho de Artista , de 1920. De 1926 a 1930, estudou com o regente italiano Lamberto Baldi. Em 1928, conheceu o escritor Mário de Andrade, que vê em suas composições a brasilidade na arte musical erudita, algo que ele já defendia desde a Se- mana de Arte Moderna. Neste mesmo ano, Camargo Guarnie- ri iniciou sua carreira como professor de piano e acompa- nhamento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Um marco no canto de câ- mara no Brasil, O Impossível Carinho foi escrito em 1930 e abordou a poesia de Manuel Bandeira. Um ano depois, apresentou Choro nº 3 , para flauta, oboé, fagote, clarinete e trompa, que ressaltou a impor- tância das formas nacionais de música popular em sua obra. Em sua obra, se destacam a ópera Pedro Malazarte , que estreou em 1952, 20 anos de- pois de ter sido composta, com libreto de Mário de Andrade, Concerto para Violino e Orques- tra e Sinfonia nº3 . Fundou em 1959 a Academia Brasileira de Música e, a partir de 1975, dirigiu a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP). Documentário sobre Camargo Guarnieri produzido pela TV Cultura. MOZART CAMARGO GUARNIERI Tietê, 1 de fevereiro de 1907 São Paulo, 13 de janeiro de 1993

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